quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeito do PSDB é indiciado por assassinato de blogueiro petista

O prefeito tucano de Serra do Mel (RN), Josivan Bibiano, foi indiciado como mandante do assassinato de Ednaldo Filgueira, blogueiro e presidente do PT no município
Data: 21/11/2011 ás 16:17:57
O prefeito tucano de Serra do Mel (RN), Josivan Bibiano, foi indiciado como mandante do assassinato de Ednaldo Filgueira, blogueiro e presidente do PT no município, localizado a 240 Km de Natal. O crime ocorreu na noite do dia 15 de junho e o indiciamento do prefeito foi divulgado na semana passada.
Ednaldo Filgueira tinha 36 anos e era colaborador do Jornal Serrano, que circulava em Serra do Mel e localidades próximas, e era um dos responsáveis pelo blog do periódico. O blogueiro era um dos principais opositores à gestão do PSDB na cidade, situada numa região com forte incidência do crime organizado.

Na véspera do crime, Ednaldo havia publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura. No dia seguinte, o blogueiro recebeu ligações anônimas com ameaças e cobranças de retirada da enquete do site, o que ocorreu em seguida. Poucas horas depois, enquanto fechava o seu local de trabalho, dois homens o abordaram e dispararam seis tiros.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e a direção estadual do PT acompanham o caso, que já teve oito suspeitos presos. A parlamentar considera o crime um atentado à liberdade de expressão e de atuação política. “A Polícia Civil e o Ministério Público trabalharam com agilidade. O inquérito está muito bem instruído e indica que o assassinato teve motivação política, o que é um absurdo. O crime foi uma covardia contra Ednaldo e os seus executores e mandantes precisam ser punidos exemplarmente, inclusive para que episódios como esse não se repitam. A liberdade de expressão e a liberdade de atuação política foram violadas e esperamos que este crime não fique impune”, afirmou Fátima.

Em junho, durante o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília (DF), Ednaldo Filgueira foi homenageado pelos mais de 300 participantes do evento. A ong francesa Repórteres sem Fronteiras publicou nota sobre o caso dizendo ser fundamental “que o conjunto da classe política local se mobilize pela averiguação da verdade, em nome da defesa das liberdades e do debate democrático”.

Josivan Bibiano, que também teve o irmão indiciado como autor intelectual do crime, se diz vítima de perseguição política.

Foto: Divulgação           Fonte: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara           Postador: surgiu.com (abr)
Fonte: http://surgiu.com.br/noticia/21595/prefeito-do-psdb-e-indiciado-por-assassinato-de-blogueiro-petista.html 


domingo, 20 de novembro de 2011

Sociedade

Dia da Consciência Negra
Dilma diz que ‘pobreza no Brasil tem face negra e feminina’
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse no sábado 19 que “a pobreza no Brasil tem face negra e feminina”. Daí a necessidade de reforçar as políticas públicas de inclusão e as ações de saúde da mulher, destacou, ao encerrar, em Salvador, o Encontro Ibero-Americano de Alto Nível, em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Líderes da América Latina, Caribe e África discutem medidas para superar desigualdade racial.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Em discurso, ela explicou por que as políticas de transferência de renda têm foco nas mulheres, e não nos homens: elas “são incapazes de receber os rendimentos e gastar no bar da esquina”. Dilma destacou que, nos últimos anos, inverteu-se uma situação que perdurava no país, quando negros, índios e pobres corriam atrás do Estado em busca de assistência. Agora, o Estado é que vai em busca dessas populações, declarou.

Ao defender a necessidade de ações de combate à pobreza, a presidenta citou o Programa Brasil sem Miséria, cujo objetivo é retirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema. No discurso, ela destacou ainda a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, no ano passado, além da obrigatoriedade do ensino da história afrobrasileira nas escolas.

Dilma apontou também o fato de a data do evento coincidir  com a da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, 20 de Novembro, e  com o Dia Nacional da Consciência Negra, e com os 123 anos do fim institucional da escravidão no país.

Nestes 123 anos, disse a presidenta, “sofremos as consequências dramáticas da escravidão” e foi preciso combater uma delas, a sistemática desvalorização do trabalho escravo, que resultou na desvalorização de qualquer tipo de trabalho no país. A característica mais marcante da herança da escravidão foi a invisibilidade dos mais pobres, enfrentada nos últimos anos a partir da certeza de que o crescimento do país só seria possível com distribuição de renda e inclusão social, acrescentou Dilma.

Para a presidenta, existe, no entanto, uma “boa herança” da escravidão, que é o fato de milhões e milhões de negros terem construído ao longo dos anos a nacionalidade brasileira, junto com as populações indígenas, europeias e asiáticas. Segundo Dilma, essa “biodiversidade” cultural é uma das maiores riquezas do país, uma grande contribuição para o mundo, especialmente quando ressurgem em várias países preconceitos contra imigrantes.

Ela ressaltou que, embora o Brasil tenha a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria, a discriminação persiste: os afrodescendentes são os que mais sofrem com a pobreza e o desemprego.

No discurso, além de lembrar o papel central do Continente Africano na política externa brasileira, Dilma enfatizou o fato de a América do Sul ser um dos continentes que mais crescem, apesar da crise financeira que começou em 2008. De acordo com a presidenta, a adoção de políticas desenvolvimento do mercado interno pelos países sul-americanos tem sido uma barreira contra os efeitos da crise.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/. Acesso em 20/11/2011, 11h

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Resgate histórico

A Comissão da Verdade: memória, verdade e justiça

18/11, dia histórico: leis criam Comissão da Verdade e abrem Estado

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (18) a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Dilma sancionou também a Lei de Acesso a Informações Públicas, que acaba com o sigilo eterno de documentos. A Comissão da Verdade será formada por sete pessoas, escolhidas pela presidenta da República a partir de critérios como conduta ética e atuação em defesa dos direitos humanos. O grupo terá dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos. 
 
Comissão da Verdade: para governo, 'pedagogia', não 'revanchismo'
 
A resistência de setores conservadores à mera existência de uma Comissão da Verdade impôs uma série de limites à sua implementação. A superação desses limites dependerá, em boa medida, da mobilização da sociedade brasileira em defesa da recuperação da memória e da verdade de um período de trevas na história do país.

Fonte: www.cartamaior.com.br. Acesso em 18/11/2011, 16h.
 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Liberdade de Imprensa só tem sentido se houver compromisso com a verdade

A corrupção eleitoral que o ministério público deve investigar é a campanha antecipada feita pelo Sr. Bosco Afonso e outros candidatos que estão espalhando outdoors e outros apetrechos em visível desrespeito a legislação eleitoral. O PV, DEM, PSDB e PPS não representam oposição nenhuma, pois a grande maioria de seus integrantes vivem pulando de galho em galho sendo inclusive quem colocou Flávio Veras na prefeitura de Macau. Se o PT conseguir viabilizar a candidatura de Dr. Wilson mostraremos que nosso objetivo não é apenas tirar Flávio Veras da prefeitura de Macau e sim governar esta cidade com transparência através do orçamento participativo e prestação de contas registrando em cartório nosso compromisso. Somos conhecidos por: Valdecy do PT, Nazareno do PT, Araújo do PT, Aldair do PT, Carlos do PT, Rosário do PT, (...) e até os médicos Eliete e Dr. Wilson já são identificados como do PT, pois não vivemos mudando de partindo como se estivéssemos trocando de roupa como fazem muitos dos que se dizem oposição apenas em busca de seus interesses individuais.
Estes boatos e ameaças veladas demonstram claramente que a suposta candidatura de Dr. Wilson está incomodando, e olha que até o momento não colocaram em nenhuma pesquisa o nome de Dr. Wilson como pré-candidato. Pois o PT apresentaria para os macauenses uma verdadeira alternativa de oposição com seriedade, transparência e livre das influências dos Maias, Alves e Rosados. 
A defesa do sigilo da fonte não impede que o jornalista que aja com ética procure ouvir as partes envolvidas, pois o sigilo da fonte não é algo absoluto que esteja acima da inviolabilidade da privacidade dos indivíduos, pois quem age com ética deve prezar pela verdade e a verdade só aparece quando os dois lados são ouvidos. O sigilo da fonte também pode esconder bandido ou pilantra mal intencionado. A liberdade de imprensa e de expressão só existe quando não há concentração dos meios de comunicação nas mãos de oligarquias do tipo Maia, Alves e Rosados que “coincidentemente” dominam a política de cada município do RN. 
Portanto, apesar do PT de Macau não ter estrutura nem dinheiro, como se comenta nas ruas de Macau que alguns têm em torno de R$ 5 milhões para gastar na campanha (sem se preocuparem em disfarçar a incoerência dos gastos com o que um prefeito ganharia de salários ao longo dos quatro anos de um mandato), temos pessoas de caráter, respeito, seriedade e compromisso com o povo de Macau. Já vimos este filme antes. E a pessoa que supostamente dizem que afirmou essa mentira já é conhecida em Macau e não tem a menor credibilidade. Para mudarmos o Brasil não basta apenas mudarmos os políticos pilantras precisamos também banir os jornalistas pilantras que agem como mercenários de grupos políticos. Precisamos de juízes, contadores, empresários, advogados enfim de que todos os cidadãos ajam respeitando o direito do próximo. Enfim, ao longo de décadas nenhum dos que integram o diretório ou militam no PT de Macau vive se humilhando atrás de grupos políticos que se revezam no poder acusando-se uns aos outros e comendo no mesmo prato. O PT mudou o Brasil para melhor e pode mudar Macau, é só o povo nos dar uma oportunidade que faremos uma revolução na saúde e educação deste nosso município tão rico, mas mal administrado.

Debates necessários

Ecl 1, 15: Stultorum infinitus est numerus!* 
Santo Agostinho exulta ao dizer sobre tolices que o néscio metido a sábio desanda a espalhar quando não cuida, e confunde, energumenamente, o pensado, o dito e o  escrito.

A citação que titula este texto vem a propósito das discussões sobre as eleições para prefeito em Macau. E forçosamente, para explicá-la, é preciso recorrer à notícia “Dignidade vale mais que mil palavras e um dicionário inteiro.” aqui postada como resposta às estultícies do profissional blogueiro Francisco Gomes, conhecido também por Chico Papagaio, que se autodenomina “arquiteto de alianças” políticas na cidade de Macau.

Por que se retorna, aqui, a notícias passadas? Para o necessário esclarecimento, e para que não restem dúvidas a respeito do posicionamento do PT com vistas às eleições municipais de 2012 aqui na nossa cidade.

Para que Chico Papagaio também compreenda que, apesar de se denominar “arquiteto de alianças”, ele não tem estatura histórica, política, moral, nem intelectual – visto que é flagrante a sua pobreza de idéias, sem contar que um dos requisitos básicos – a ortografia – é flagrantemente atropelada. Assim, Chico Papagaio envereda por uma seara que não domina. A língua é sempre traiçoeira. E por não ter o domínio necessário da língua, Papagaio não tem como evitar os atropelos na forma e no conteúdo que publica. Esquece ele que papagaios não pensam...

Ele não tem a capacidade de analisar os fatos e deles  conformar os elementos essenciais para embasar suas “falações”. Ele não sabe argumentar, fundamento básico para quem almeja ser um “arquiteto de alianças políticas”.

Confrontado, Chico Papagaio, ou Francisco Gomes, busca esconder-se em desculpas esfarrapadas, repetindo chavões ultrapassados que realçam a sua pobreza de idéias. Como não é jornalista, e como não domina a leitura e a escrita com a competência necessária, vale-se de expedientes infantis para tentar esconder sua pequenez. O exemplo que segue finaliza este texto, e desmascara a vontade intestina de Francisco Gomes em ser o que não pode ser.

Arquiteto da união Flávio/Eduardo, Francisco Gomes cede à insistência dos amigos e ganha um cargo, e depois "descorda" de Flávio.

Ao responder a notícia aqui veiculada sobre o comportamento dos membros do Partido dos Trabalhadores, quando de uma reunião entre o Diretório Executivo Municipal do PT/Macau e a deputada federal Fátima Bezerra, Chico Papagaio, escreveu que a nota aqui postada não era do Partido do Trabalhador, questionando a autoria da notícia porque não estava assinada (veja quadro abaixo).

Ora, Francisco Papagaio, perdão, Gomes, “arquiteto de alianças políticas”, que restam malfadadas e perniciosas para a comunidade macauense, o blog Macau13 é de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores, sim. Assim sendo, qualquer notícia veiculada é do PT. Não é a opinião isolada dos seus membros. E a bobagem que o senhor comete ao questionar o tempo recorde em que suas bobagens foram rechaçadas não é coisa de outro mundo. Não espanta a ninguém que tenha o domínio básico da língua portuguesa e saiba argumentar, coisa que não se vê nem nas suas mais pueris indagações. O perfil do blog registra a responsabilidade pela edição de todas as notícias nele publicadas.

 Os petistas, não sendo papagaios, pensam. Não mais, ou melhor, do que ninguém, mas o suficiente para responder com firmeza, coerência e verdade sobre os fatos relacionados ao Partido dos Trabalhadores de Macau, mesmo andando dentro de um fusquinha! Mas nunca com vergonha de sermos petistas. Reafirmando sempre nossa dignidade.

(*) Há um número infinito de imbecis

terça-feira, 15 de novembro de 2011

I Encontro Municipal 2011

Com o PT Macau Avança


O Partido dos Trabalhadores reuniu, nessa segunda-feira 14 de novembro, em Barreiras, militantes, simpatizantes e o seu Diretório Municipal, dando início a uma série de encontros visando aos preparativos para as eleições municipais de 2012. A reunião discutiu a conjuntura local com vistas às eleições majoritária e proporcional. Na ocasião, o presidente Carlos Mendonça, Siuélito Matias, Rosário Aquino, Valdecy Feliciano e Aldair Coringa, membros da Executiva Municipal, apresentaram aos militantes e simpatizantes do partido a decisão de lançar Dr Wilson como pré-candidato a prefeito e deliberaram sobre as possibilidade de alianças com os partidos que tiverem um programa de governo com os interesses comuns na luta pelas mudanças efetivas no que diz respeito à administração da cidade.

Carlos Mendonça, 39 anos, acadêmico em Letras/UERN e operário da construção civil fez questão de reafirmar a todos os presentes a decisão de apresentar o nome de Dr. Wilson como pré candidato. "Dr. Wilson é o nosso pré-candidato a prefeito em 2012. Acreditamos que ele é, entre os demais postulantes, o melhor nome para, eleito, efetivar as mudanças necessárias para  o desenvolvimento de Macau", disse o presidente do PT/Macau.



Imagens:Arquivomacau13pt




sábado, 12 de novembro de 2011

Gestão publica

Cidades Sustentáveis

Os que assinarem a Carta Compromisso assumem o engajamento com o Programa. Se eleitos, devem estar dispostos a incorporar a sustentabilidade às políticas públicas da cidade.
Partidos políticos e pré-candidatos nas eleições de 2012 às prefeituras de todos os municípios brasileiros estão convidados a assinarem a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. A iniciativa é da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Desde já, os partidos políticos podem se comprometer em mobilizar seus candidatos a assumirem o compromisso com o programa. E, ao assinarem a Carta Compromisso, os pré-candidatos assumem o engajamento com o Programa Cidades Sustentáveis. Se eleitos, devem estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, procurando promover a participação da sociedade civil.
Além disso, também deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatório, revelando a evolução dos indicadores básicos (as informações que estiverem indisponíveis deverão ser mencionadas no relatório de prestação de contas) relacionados a cada eixo.

Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br. Acesso em 12/11/2011. 17:20

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PTistas de Macau

Dignidade vale mais que mil imagens ou um dicionário inteiro – Antes ou depois de se cuspir no prato que comeu. (PARTE I)
DA ESQUERDA para a direita: Rosário Aquino, Jussier Ferreira, Araújo Neto, dona Amélia,
 Manoel Nazareno, Siuélito Matias, Fátima Bezerra, Aldair Coringa e Carlos Mendonça
O ditado popular, quintessência da sabedoria do povo, é uma forma de se explicar o cotidiano das pessoas, em todos os aspectos da vida do sujeito e da coletividade, senso comum do inconsciente coletivo. Às vezes, faca de dois gumes. Como tal, quando o sujeito que o utiliza não percebe o contexto, cai na mentira ou esconde interesses quase sempre escusos, levando-o  ao ridículo  de não saber como alinhavar tantos remendos.

Uma consulta rápida a um ornitólogo, e descobre-se que papagaios não pensam. Não racionalizam. Repetem apenas o que o seu dono, ou donos ordenam. Assim, um papagaio jamais teria como “falar” nada, absolutamente nada que não seja a vontade do seu dono. Nos dias de blogs, dir-se-ia que um papagaio seria um “blogger” especializado no CtrlC/CtrlZ.

Comprova a tese acima o post “Uma imagem vale mais que mil palavras” publicado no blog Francisco Gomes. Das considerações acima sobre os ditados populares e o post, algumas conclusões: o editor não sabe escrever como se esperaria de um assessor parlamentar, que, segundo ele mesmo, arquitetou a aliança entre Flávio Veras e Eduardo Lemos. Não tem revisor ou não sabe fazer a revisão. Para ficar apenas em dois exemplos superficiais. Geralmente os escritos do senhor Francisco Gomes deixa o leitor sem saber a quem ele se dirige. Queda pelo anonimato ou pobreza de expressão? Ao debate...

Primeiro, como não se prende à verdade dos fatos em questão, o senhor blogueiro nem fez questão de checar a informação sobre a composição do Diretório do PT em Macau. E escreveu na legenda da “imagem que vale por mil palavras” informações desencontradas. Currupaco! Segundo, nós, os PTistas de Macau, para manter a nossa dignidade, nossa altivez toda vez que tivermos que enfrentar um debate ou uma disputa, para ter a coragem de olhar de frente e não nos escondermos de quem quer que seja, preferimos andar num fusquinha. E isto é um dos aspectos que nos faz diferentes nas idéias e nos propósitos. Não, não somos aproveitadores, bajuladores, nem oportunistas, tenha o senhor plena certeza.  Preferimos andar de fusquinha a ter que ficar calado, por exemplo, com um cargo comissionado qualquer numa secretaria de Educação, entende?

Somos do PT por uma opção clara. Não colocamos na nossa disputa ideológica, política  e partidária os nossos interesses pessoais. A propósito, somos PTistas desde que assinamos a nossa primeira ficha de filiação. Não andamos, feito macaquinhos amestrados, pulando de sigla ao sabor das conveniências. Outros começaram na antiga Arena, seguiram para o PDS, mudaram para o PFL e estão hoje num tal de DEM. São escolhas claras, é bem verdade, mas de interesses diametralmente opostos aos dos PTistas.

A deputada federal Fátima Bezerra não ficou constrangida com as atitudes do ex-presidente do PT/Macau Antonio Araújo Neto. A propósito, elegante como sempre tem sido, a deputada tentou contornar a situação, pois queria fazer o registro para o seu sítio. A deputada respeitou e disse entender perfeitamente a atitude do nosso companheiro, senhor “arquiteto de alianças”.

No mínimo, o blogueiro-assessor-parlamentar incorre na mentira. Não estando lá, mentiu através de quem lhe passou a idéia de constrangimento da deputada com a posição firme de Araújo Neto no episódio. Expressar uma opinião ou comportamento, sem denegrir a imagem de nenhum dos presentes, como fez Araújo Neto, jamais seria motivo de constrangimento para uma parlamentar com a experiência da PTista Fátima Bezerra.

CONTINUA...

PTistas de Macau

Dignidade vale mais que mil imagens ou um dicionário inteiroAntes ou depois de se cuspir no prato que comeu. (PARTE II)

Da ESQUERDA para a direita: Rosário Aquino, Jussier Ferreira, Araújo Neto, dona Amélia,
Manoel Nazareno, Siuélito Matias, Fátima Bezerra, Aldair Coringa e Carlos Mendonça

Araújo Neto, diferente de muitos oportunistas, expressou um sentimento – humano – por não querer ser fotografado ao lado do médico Eduardo Lemos que até bem poucos dias era o maior aliado político e um dos responsáveis pela eleição do atual prefeito, cuja administração deixou 4.500 alunos sem merenda escolar. Não é constrangedor? O senhor não se constrangeria em saber que uma aliança arquitetada por vossa senhoria, como o senhor disse, cometesse tal desrespeito à Educação de Macau?

Araújo não mentiu, não. Nenhum dos PTistas presentes estava à vontade quando a deputada Fátima Bezerra pediu para fazer “a imagem que vale por mil palavras”. E a deputada foi honesta ao nos fazer o pedido. A imagem foi feita porque os PTistas atenderam à companheira, depois da insistência por parte dela, para que fizéssemos a fotografia para o seu sítio.

Embora pose de enfatiotado assessor parlamentar, e se arvore a destrinchar as opiniões e os fatos políticos do Elefante potiguar, e “arquiteto” que foi da aliança que ajuntou Flavio Veras com Eduardo Lemos, esquece que sem estar presente, e ouvindo conversas de fontes que preferem o anonimato, por isso nunca confiáveis, e desconhecedor dos fatos que dizem respeito ao PT de Macau, no que diz respeito as decisões tomadas pelo Diretório Executivo do PT/Macau se mete a escrever mentiras e bobagens no afã de agradar aos que lhe atendem nas suas eventuais conveniências.

Ou não se recorda da posição dos PTistas de Macau que  não se renderam ao canto da sereia da “aliança” que o senhor se orgulha de dizer que arquitetou, e que hoje o senhor critica exasperadamente? Parece-me um outro blogueiro da Cidade do Sal...Dizem que caldo de cabeça de peixe é bom para a memória.

A política partidária encerra disputas e o consenso. Os PTistas de Macau andam a pé, de carro, de motocicletas, de bicicletas, de carona, e a pé. E até de fusquinha, e está, a bem da verdade, como partido político, aberto à discussão política partidária com todos os outros segmentos da política macauense que pense um projeto coletivo para a cidade de Macau. Não temos interesses em conluios ou negociatas personalistas. Quando nos propomos às discussões políticas partidárias, jamais esquecemos, nós PTistas de Macau, de manter a nossa dignidade em primeiro lugar.

Senhor Francisco Gomes, assessor parlamentar, economista, blogueiro, e, como o senhor mesmo disse, “arquiteto” da aliança PMDB/PSB, o senhor ainda não pode ver o futuro, pode? Creio que não. Se pudesse, certamente teria impedido os comentários maldosos sobre a sua pessoa no tempo do famoso “Salgadinho”, lembra-se? Pois bem. Se lanço aqui mão da memória, é para dizer ao senhor que as suas fontes ou estão lhe enganando ou estão mentindo descaradamente, o que faz vossa senhoria incorrer no mesmo caminho.

Sair numa fotografia ao lado de qualquer pessoa não significa o que vossa senhoria gostaria que significasse, caro “arquiteto”. Não se tem notícia de nenhuma fotografia de vossa senhoria ao lado de Flávio Veras e Aluízio Farias, e nem assim o senhor deixou de ser, como o senhor disse, o “arquiteto” da famigerada aliança, né não? A propósito, a aliança entre o vice-governador e a governadora do Rio Grande do Norte certamente não teve a vossa participação, teve?

A opinião de Araújo Neto, definitivamente, não é isolada dentro do PT. Acertou, na sua notícia apenas quando escreveu que no PT sempre prevalece o desejo, fruto de intensas e acaloradas discussões, da maioria.

Imagens ou mil palavras não são a mesma coisa que dignidade. Nós PTistas de Macau temos esta certeza.

sábado, 5 de novembro de 2011

Macau - Eleições 2012

Doutor Wilson é pré-candidato para a disputa majoritária em Macau

O Partido dos Trabalhadores de Macau reuniu seu Diretório nesta quinta-feira 3, para discutir candidatura própria para prefeito em 2012

Com vistas às disputas, que já começaram, o Partido dos Trabalhadores e o seu Diretório Executivo reuniram-se nesta quinta-feira 3, na sede do Sinte-RN. A pauta da reunião deliberou sobre a conjuntura política nacional, estadual e no município e o lançamento da pré-candidatura a prefeito do médico Wilson Roberto.

Conjunturalmente, a reunião tratou das aliança que o Partido dos Trabalhadores participo nas duas últimas campanhas para a eleição do presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, assim como das alianças feitas no Rio Grande do Norte e em Macau com o PSB.

Doutor Wilson, candidato a vice-prefeito nas duas últimas eleições, é nome apontado pela legenda para a disputa no próximo ano, pelo seu trabalho e comportamento dentro do partido. Segundo Carlos Mendonça, presidente do PT-Macau, “Doutor Wilson é, sem sombra de dúvidas, entre as pré-candidaturas já apresentadas na cidade, a alternativa que apresenta a possibilidade de mudança e de avanço, com transparência e honestidade, para a administração político-administrativa do município.”

Participaram das discussões os companheiros, Aldair Coringa, Araújo Neto, Nazareno Félix, Jussier Ferreira, Eliete Ferreira, Alfredo Neves, e os membros do diretório local Carlos Mendonça, Siulétion Matias e Rosário Aquino.

Carlos Mendonça, presidente do PT, Rosário Aquino e Siuéliton Matias,
 membros da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em Macau-RN

Carlos Mendonça, Presidente do Partido dos Trabalhadores em Macau


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Eleições 2012

Radicalidade de princípios

Foto GoogleImagens
O PT de Macau tem cultivado, desde que um bando de garotos resolveu fundar o partido na década de 80, um comportamento por muitos tido como radical, mas nunca oportunista. Certamente que alguém se presta ao uso do boato, e da boataria com fins escusos tentando dividendos eleitorais.

O DEM e o PV não estão unidos, unha e carne, na capital, e em todo o estado do Rio Grande do Norte? Apesar do naufrágio titânico do "verde e rosa" (aqui peço encarecidamente perdão aos mangueirenses pelo infame trocadilho) no RN, não se viu falar que era proibido, embora todos soubessem de antemão que pessoas e partidos que trazem no sangue a genética da Ditadura de 64 não poderiam mesmo representar nada de positivo para os potiguares.

Ilações, suposições, repercussão de boatos espalhados por pessoas sem credibilidade, é, antes de tudo, uma ofensa à inteligência das pessoas. Em segundo lugar, é uma forma estabanada de capitalizar ganhos e/ou vantagens que, por mais que desejem, não tem logrado êxito. A editoria do blog Macau em Dia tem incorrido nesse caminho...

Nivelar por baixo, no que se tem de pior na política da "salinésia" é danoso para todos! Revela a ânsia incontrolável que muitos não conseguem esconder! Espalhar os boatos sob a "a tinta de informação", principalmente no sol forte da "salinésia", não é uma maneira decente de se construir um capital político partidário: a tinta seca rápido, descasca e revela o podre da madeira.

Imaginem se alguém postasse nos blogs da cidade que um "hoje" honrado senhor nativo de Macau "ontem", confiante nos poderes das velhas famílias de Macau, teria andado nu por algumas ruas da cidade, depois de uns pileques? Ah, foi uma pessoa, que não quer se identificar, que falou em Djane?!?...

O povo imediatamente iria espalhar o boato. E se fosse verdade? E se não fosse verdade? Ninguém iria mais reparar o estrago, por mais desculpas que um editoral viesse pedir!

Imagine que outro senhor, nativo de Macau, membro de confiança da prefeita da capital fosse "acusado pelos blogs a serviço de Macau e da região", a partir de boatos, do envolvimento em falcatruas supostamente cometidas num dos órgãos da administração pública da urbana capital, cuja responsabilidade estaria hoje sendo investigada pelo MP? Ah, foi uma pessoa, que não quer se identificar, que falou em Djane?!?...

Não seria de bom tom, antes de publicar os grandes "furos", como manda o manual da boa conduta dos que fazem o jornalismo, cumprir um dos preceitos básicos da profissão? Antes de tudo, é temerário confiar em senhores que nunca foram nem são exemplos a se seguir.

E nos vem a lembrança dos "mocinhos do Far-West" americano: "Atiro primeiro, pergunto depois". É falta gravíssima publicar qualquer notícia baseada em boatos sem checar, com a agravante do editor de não ter ouvido as pessoas envolvidas a veracidade das informações. E não justifica dizer que “tentou ligar para a pessoa mas o telefone estava desligado”.

Ah, foi uma pessoa, que não quer se identificar, que falou em Djane. Indesculpável!

Foi do mesmo local e nas mesmas circunstâncias que surgiu o boato acusando de estupro Jonas Lemos, então candidato a prefeito pelo PFL, hoje DEM, na disputa com Manoel da Cruz, do PMDB em 1986. Os “boateiros” de então não dispunham da Internet, como hoje, mas panfletaram toda a cidade com a infâmia do boato! Restou que nada ficou provado, comprovando-se ser mais um dos expedientes espúrios utilizados por quem sente a sanha incontrolável pelo poder...

Ao noticiar baseado em “boatos lá de Djane”, o Macau em Dia comporta-se da mesma forma como aqueles de 1986. E, obviamente, ninguém lá “das bandas de Djane” apareceu para se identificar como autor do boato. As possibilidades aventadas pelo Macau em Dia não existem.

O PT macauense tem sido, desde a sua criação, a alternativa para as mudanças que a cidade necessita. Esta é a possibilidade. Honesta, transparente, e, acima de tudo, participando do jogo político em nossa cidade sem se comprometer com qualquer tipo de comportamento que avilta a dignidade e o voto do eleitor macauense.

Este é um princípio do qual nos orgulhamos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Página Primeira

Macau 13

O Partido dos Trabalhadores-PT da cidade de Macau tem a honra e o prazer de anunciar aos companheiros PETISTAS e simpatizantes o lançamento, neste 1º de novembro de 2011, do seu veículo de comunicação na www. Contamos com todos os que, no intuito de colaborar com a formação política e a conscientização dos cidadãos macauenses, queiram participar deste trabalho que julgamos fundamental para a democracia no  nosso município.

Um estadista, um  exemplo.


E, como nossa primeira matéria, queremos saudar este homem que se fez, pela sua luta e perserverança, uma exemplo de político, de cidadão, de democrata. Um estadista! Salve Luis Inácio Lula da Silva, "nosso eterno presidente". E, nesse instante, queremos desejar a nossa sorte, e todos os nossos desejos de pronto restabelecimento frente a mais uma batalha que este valoroso brasileiro enfrenta. Companheiro, você é imprescindível!
Força Lula!