quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Eleições 2012

Radicalidade de princípios

Foto GoogleImagens
O PT de Macau tem cultivado, desde que um bando de garotos resolveu fundar o partido na década de 80, um comportamento por muitos tido como radical, mas nunca oportunista. Certamente que alguém se presta ao uso do boato, e da boataria com fins escusos tentando dividendos eleitorais.

O DEM e o PV não estão unidos, unha e carne, na capital, e em todo o estado do Rio Grande do Norte? Apesar do naufrágio titânico do "verde e rosa" (aqui peço encarecidamente perdão aos mangueirenses pelo infame trocadilho) no RN, não se viu falar que era proibido, embora todos soubessem de antemão que pessoas e partidos que trazem no sangue a genética da Ditadura de 64 não poderiam mesmo representar nada de positivo para os potiguares.

Ilações, suposições, repercussão de boatos espalhados por pessoas sem credibilidade, é, antes de tudo, uma ofensa à inteligência das pessoas. Em segundo lugar, é uma forma estabanada de capitalizar ganhos e/ou vantagens que, por mais que desejem, não tem logrado êxito. A editoria do blog Macau em Dia tem incorrido nesse caminho...

Nivelar por baixo, no que se tem de pior na política da "salinésia" é danoso para todos! Revela a ânsia incontrolável que muitos não conseguem esconder! Espalhar os boatos sob a "a tinta de informação", principalmente no sol forte da "salinésia", não é uma maneira decente de se construir um capital político partidário: a tinta seca rápido, descasca e revela o podre da madeira.

Imaginem se alguém postasse nos blogs da cidade que um "hoje" honrado senhor nativo de Macau "ontem", confiante nos poderes das velhas famílias de Macau, teria andado nu por algumas ruas da cidade, depois de uns pileques? Ah, foi uma pessoa, que não quer se identificar, que falou em Djane?!?...

O povo imediatamente iria espalhar o boato. E se fosse verdade? E se não fosse verdade? Ninguém iria mais reparar o estrago, por mais desculpas que um editoral viesse pedir!

Imagine que outro senhor, nativo de Macau, membro de confiança da prefeita da capital fosse "acusado pelos blogs a serviço de Macau e da região", a partir de boatos, do envolvimento em falcatruas supostamente cometidas num dos órgãos da administração pública da urbana capital, cuja responsabilidade estaria hoje sendo investigada pelo MP? Ah, foi uma pessoa, que não quer se identificar, que falou em Djane?!?...

Não seria de bom tom, antes de publicar os grandes "furos", como manda o manual da boa conduta dos que fazem o jornalismo, cumprir um dos preceitos básicos da profissão? Antes de tudo, é temerário confiar em senhores que nunca foram nem são exemplos a se seguir.

E nos vem a lembrança dos "mocinhos do Far-West" americano: "Atiro primeiro, pergunto depois". É falta gravíssima publicar qualquer notícia baseada em boatos sem checar, com a agravante do editor de não ter ouvido as pessoas envolvidas a veracidade das informações. E não justifica dizer que “tentou ligar para a pessoa mas o telefone estava desligado”.

Ah, foi uma pessoa, que não quer se identificar, que falou em Djane. Indesculpável!

Foi do mesmo local e nas mesmas circunstâncias que surgiu o boato acusando de estupro Jonas Lemos, então candidato a prefeito pelo PFL, hoje DEM, na disputa com Manoel da Cruz, do PMDB em 1986. Os “boateiros” de então não dispunham da Internet, como hoje, mas panfletaram toda a cidade com a infâmia do boato! Restou que nada ficou provado, comprovando-se ser mais um dos expedientes espúrios utilizados por quem sente a sanha incontrolável pelo poder...

Ao noticiar baseado em “boatos lá de Djane”, o Macau em Dia comporta-se da mesma forma como aqueles de 1986. E, obviamente, ninguém lá “das bandas de Djane” apareceu para se identificar como autor do boato. As possibilidades aventadas pelo Macau em Dia não existem.

O PT macauense tem sido, desde a sua criação, a alternativa para as mudanças que a cidade necessita. Esta é a possibilidade. Honesta, transparente, e, acima de tudo, participando do jogo político em nossa cidade sem se comprometer com qualquer tipo de comportamento que avilta a dignidade e o voto do eleitor macauense.

Este é um princípio do qual nos orgulhamos.

3 comentários:

  1. Em nenhum momento, o blog Macau em Dia foi desrespeitoso com o Partido dos Trabalhadores como instituição partidária, nem muito menos com seus integrantes. O blog publicou um fato verdadeiro e acontecido em local conhecido, testemunhado por cinco pessoas. Se houve calúnia ao PT, ela foi feita pelo próprio Chico Paraíba numa mesa de bar, fazendo pilhéria da situação, segundo as testemunhas. Em sua Nota, o secretário de cultura macauense tenta jogar o PT contra a oposição macauense e ainda admite em seu próprio texto que “cooptar o apoio do PT para o PMDB macauense representa ampliação desse entendimento político que já existe no campo das ideias e projetos”, vociferando como presidente do PMDB em Macau. A fonte do blog ainda garantiu que a deputada Federal Fátima Bezerra já sabia sobre o teor da “conversa de Chico” por intermédio do médico Eduardo Lemos e afirmou que “o PT e doutor Wilson jamais se prestará para isso”.

    ResponderExcluir
  2. Lembrando aos companheiros encarnados (do PT macauense) que não é necessário “ouvir os dois lados” quando se reporta um fato acontecido. Além do mais, a preservação da fonte é prerrogativa do jornalista, prevista na Constituição Federal. Qualquer foca (jornalista iniciante nas redações) sabe que a Liberdade de Imprensa é um direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações. É um pressuposto para a democracia. O contrário dela é a censura prévia, própria dos governos ditatoriais, mas que, às vezes, acaba ressurgindo, mesmo nos governos ditos democráticos. Publicar um acontecimento é dever de um repórter, que é formado para reportar fatos, principalmente envolvendo pessoas públicas que lidam com o dinheiro público e tem responsabilidade social com o dever de prestar satisfação à sociedade civil organizada.

    ResponderExcluir
  3. A corrupção eleitoral que o ministério público deve investigar é a campanha antecipada feita pelo Sr. Bosco Afonso e outros candidatos que estão espalhando outdoors e outros apetrechos em visível desrespeito a legislação eleitoral. O PV, DEM, PSDB e PPS não representam oposição nenhuma, pois a grande maioria de seus integrantes vivem pulando de galho em galho sendo inclusive quem colocou Flávio Veras na prefeitura de Macau. Se o PT conseguir viabilizar a candidatura de Dr. Wilson mostraremos que nosso objetivo não é apenas tirar Flávio Veras da prefeitura de Macau e sim governar esta cidade com transparência através do orçamento participativo e prestação de contas registrando em cartório nosso compromisso. Somos conhecidos por: Valdecy do PT, Nazareno do PT, Araújo do PT, Aldair do PT, Carlos do PT, Rosário do PT, (...) e até os médicos Eliete e Dr. Wilson já são identificados como do PT, pois não vivemos mudando de partindo como se estivéssemos trocando de roupa como fazem muitos dos que se dizem oposição apenas em busca de seus interesses individuais.
    Estes boatos e ameaças veladas demonstram claramente que a suposta candidatura de Dr. Wilson está incomodando, e olha que até o momento não colocaram em nenhuma pesquisa o nome de Dr. Wilson como pré-candidato. Pois o PT apresentaria para os macauenses uma verdadeira alternativa de oposição com seriedade, transparência e livre das influências dos Maias, Alves e Rosados.
    A defesa do sigilo da fonte não impede que o jornalista que haja com ética procure ouvir as partes envolvidas, pois o sigilo da fonte não é algo absoluto que esteja acima da inviolabilidade da privacidade dos indivíduos, pois quem age com ética deve prezar pela verdade e a verdade só aparece quando os dois lados são ouvidos. O sigilo da fonte também pode esconder bandido ou pilantra mal intencionado. A liberdade de imprensa e de expressão só existe quando não há concentração dos meios de comunicação nas mãos de oligarquias do tipo Maia, Alves e Rosados que “coincidentemente” dominam a política de cada município do RN.
    Portanto, apesar do PT de Macau não ter estrutura nem dinheiro, como se comenta nas ruas de Macau que alguns têm em torno de R$ 5 milhões para gastar na campanha (sem se preocuparem em disfarçar a incoerência dos gastos com o que um prefeito ganharia de salários ao longo dos quatro anos de um mandato), temos pessoas de caráter, respeito, seriedade e compromisso com o povo de Macau. Já vimos este filme antes. E a pessoa que supostamente dizem que afirmou essa mentira já é conhecida em Macau e não tem a menor credibilidade. Para mudarmos o Brasil não basta apenas mudarmos os políticos pilantras precisamos também banir os jornalistas pilantras que agem como mercenários de grupos políticos. Precisamos de juízes, contadores, empresários, advogados enfim de que todos os cidadãos hajam respeitando o direito do próximo. Enfim, ao longo de décadas nenhum dos que integram o diretório ou militam no PT de Macau vive se humilhando atrás de grupos políticos que se revezam no poder acusando-se uns aos outros e comendo no mesmo prato. O PT mudou o Brasil para melhor e pode mudar Macau, é só o povo nos dar uma oportunidade que faremos uma revolução na saúde e educação deste nosso município tão rico, mas mal administrado.

    ResponderExcluir